Menu

Conteúdo

O Projecto Murtosa Ciclável

O Município da Murtosa possui uma longa tradição no uso da bicicleta. Mais de metade dos residentes utilizam-na com regularidade cerca de 90% da população escolar desloca-se neste meio de transporte. Para este facto contribui, de forma decisiva, a morfologia do território, favorável à mobilidade ciclável e pedonal.

Reconhecendo o enorme potencial do território relativamente ao uso de promoção da bicicleta, a Câmara Municipal da Murtosa criou o Projecto “Murtosa Ciclável”, em 2007, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente e com a Universidade de Aveiro, parceiras no Projecto Mobilidade Sustentável.

Este visa a utilização da bicicleta: nas deslocações do dia-a-dia, como meio de transporte suave, amigo da saúde e do ambiente e o seu uso como meio privilegiado de descoberta e fruição do riquíssimo património natural e cultural local. Desta segunda vertente, destaca-se a implementação do Percurso Visitável da Natureza – NaturRia.

Para além das questões associadas ao planeamento e implementação de vias cicláveis, em meio urbano e rural, têm sido promovidos Workshops, Palestras, Passeios de Bicicleta e outras actividades associadas, organizadas pela Autarquia, pelas Escolas e pelas Colectividades locais, como forma de incrementar a participação de toda a população naquela que é, indiscutivelmente, um desígnio do Município da Murtosa.