Menu

Conteúdo

Percursos do NaturRia

O NaturRia é um convite a uma visita à área lagunar - uma visita lúdica e informativa. Daí, oferecemos 7 percursos de comprimentos variados que acompanham a margem da ria, quer a poente quer a nascente.

Em cada caminho encontrará diversos pontos de observação onde poderá obter mais informação sobre as espécies de fauna e flora que habitam a zona, bom como suporte à paragem e descanso.

Rota Vermelha - 4.96Km

Esta inicia-se no Cais da Ribeira Nova e leva o visitante até ao cais do Bico. Ao longo do caminho encontrará o Cais da Cambeia, o Cais do Chegado e o Cais da Cova do Chegado

O percurso é todo ele feito pelas margens do Canal da Murtosa da Ria de Aveiro, passando por algumas zonas onde o caminho está circundado pela água salobra, o que leva à formação de pequenos lagos. O caminho de terra batida dificulta o acesso a veículos motorizados, tornando este espaço propício ao usufruto da natureza, a pé ou de bicicleta. Aqui, todos os sons que escutará provêem da Ria ou dos terrenos agrícolas circundantes, oferecendo uma melodia de fundo deveras relaxante.

Rota Amarela - 2.5Km

Do Cais do Bico à Ribeira de Pardelhas, nesta rota a paisagem envolvente é composta por maninhos e terrenos agrícolas. Durante a viagem, com um pouco de atenção, o visitante poder-se-á deslumbrar com alguns momentos de ternura entre bezerros e as suas progenitoras. no cais do Bico e na Ribeira de Pardelhas convidam-se os visitantes a degustarem os magníficos petiscos e iguarias locais, bem como a observar os moliceiros e os tradicionais barcos dos pescadores, na sua faina diária.

Rota Verde - 7.4Km

Passa por três cais. Saindo do Cais da Ribeira de Pardelhas passando pelo Ameirinhos, pelo Cais da Mamaparda e terminando no Cais da Bestida. A paisagem envolvente é das mais belas da zona, tendo de um lado os terrenos agrícolas e do outro lado a formosa Ria de Aveiro que, com as suas serenas águas, apazigua as almas e retempera as forças. Chegado ao Cais da Béstida, o visitante vislumbrará, na outra margem, a Torreira. Daí poderá desfrutar o magnífico pôr-do-sol.

Rota Azul Escuro - 3.7Km

A Rota Azul Escuro vai do Cais da Béstida à Ponte da Varela. Aqui, a paisagem agrícola vai progressivamente dando lugar aos terrenos pantanosos e juncais.

O visitante poderá observar a beleza das inúmeras espécies de garças, patos e outras aves migratórias, ao som das melodias orquestradas pelas rãs existentes neste pequeno e maravilhoso ecossistema. Este percurso é particularmente rico em fauna e flora ribeirinhas.

Rota Laranja - 5.3Km

Rota Violeta - 4.1Km

Rota Azul Claro - 1.2Km